Cursos e oficinas

OFICINAS

1) ESTRUTURAÇÃO DA COLETA SELETIVA MUNICIPAL
Ministrante: Engenheiro John Fernando de Farias Wurdig (Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária (UNISALLE), Especialista em Educação Profissional e Saneamento Ambiental (VERBO), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - UFRGS).
Duração: 4h
Vagas: (máximo 20 pessoas)


2) OBSERVAÇÃO DE AVES - UM MERCADO EM EXPANSÃO NO BRASIL
Ministrante: Prof. Dr. Diego Hoffmann (Graduado em Ciências Biológicas (UFSM), Mestre e Doutor em Ecologia (UFMG) e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
Duração: 8h (sexta tarde e sábado de manhã)
Vagas: máximo 10 pessoas
Informações gerais: A oficina consistirá em palestra aberta ao público na sexta-feira de tarde e saída a campo no sábado de manhã com destino ao Veraneio Hampel. (saída limitada a 10 pessoas).

3) FOTOGRAFIA AMBIENTAL
Ministrante: Bióloga Gabriela Vitória de Oliveira. (Graduada em Biologia – UNISINOS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade - UERGS).
Duração: 2h
Vagas: 15
Informações gerais: Nesta oficina iremos aprender sobre como fazer boas fotos seja qual for o equipamento, desde celular à máquina profissional. Vamos falar e por em prática regulagens de luminosidade, técnicas e detalhes imprescindíveis para fotografias ambientais.
O que trazer: vontade de aprender e qualquer equipamento que faça fotos (desde celular a máquinas profissionais).



4) ARTIGOS DE HIGIENE PESSOAL FEITOS A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS: UM NICHO DE MERCADO
Ministrantes: -Química Eloisa Lovison Sasso (Graduada em Química -UPF, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sustentabilidade – UERGS); -Thaís Colvara – Experiência em Manipulação de Produtos de Higiene a partir de Ingredientes Naturais - Farmácia Quintessência)
Duração: 4 horas
Vagas: máximo 10 pessoas
Informações gerais: O curso será teórico e prático, com a finalidade de elucidar a importância do desenvolvimento sustentável nos processos produtivos de artigos farmacêuticos e químicos. No laboratório de ciências ambientais da UERGS iremos preparar um artigo de higiene a partir de produtos naturais.

5) EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – CONHECENDO O PATRIMÔNIO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO DE PAULA
Ministrante: Nathan Camilo
Duração: 3h
Vagas:30
Informações gerais: A atividade constitui-se de um passeio guiado pela área central de São Francisco de Paula. Passa por diversas referências do passado e do presente, tanto patrimônio natural qunto patrimônio cultural material (construções e monumentos) e imaterial (práticas e lugares). Entre os locais do roteiro, destacam-se a Igreja Matriz, os monumentos e construções da Avenida Júlio de Castilhos e o Lago São Bernardo. O passeio tem cerca de quatro quilômetros de extensão. Recomenda-se o uso de roupas e calçados confortáveis para caminhada. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.


MINI-CURSOS

1) CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO: CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E GERAÇÃO DE RENDA
Ministrante: Ecólogo Dilton de Castro (Graduado em Ecologia -UNESP e Especialista em Ecologia -UFRGS)
Duração: 2h
Vagas: 30
Informações gerais:

2) RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS - CENÁRIO DOS PRESTADORES DE SERVIÇO DA SERRA GAÚCHA
Ministrante: Engenheira Francine Zanatta (Graduada em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia – UERGS, MBA em Gestão Empresarial -UNISINOS e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade - UERGS)
Duração: 2h
Vagas: 20
Informações gerais:

3) ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
Ministrantes: -Patrick Colombo (Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ecologia -UFRGS e Doutor em Zoologia- PUCRS, Curador da coleção científica e pesquisador do Setor de Anfíbios da Fundação Zoobotânica do RS).
-Glayson Bencke (Bacharel em Ciências – UNISINOS, Mestre em Ciências Biológicas- UNESP, Pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS)
-Marco Azevedo (Graduado em Biologia, Mestre e Doutor em Biologia Animal – UFRGS, Pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS).
Duração: 2 horas
Vagas: máximo 20 pessoas
Informações gerais: Para que conservar espécies? A conservação de espécies ameaçadas nos acordos internacionais e na legislação brasileira. Listas de espécies ameaçadas como ferramenta de gestão. Avaliação de espécies ameaçadas em diferentes escalas. Conceitos, métodos e critérios - IUCN. Listas de espécies ameaçadas no Brasil e no RS. Casos emblemáticos para gestão. Exercício prático de avaliação de risco de extinção de espécies.

4)  CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO RS
Ministrante: Jan Karel Felix Mahler Jr. (Graduado em Biologia UFRGS, Mestre em Manejo de Vida Silvestre pelo Centro de Zoología Aplicada da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, Doutor em Ecologia -UFRGS. Pesquisador da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul).
Duração: 2 horas
Vagas: máximo 20 pessoas
Informações gerais: A Biologia da Conservação é uma matéria interdisciplinar que integra conceitos das ciências naturais, sociais e da prática de gestão de recursos naturais, com o objetivo de proteger espécies, seus hábitats e ecossistemas das excessivas taxas de extinção e avaliar efeitos das interações entre os seres vivos. Se propõe a buscar as melhores estratégias para proteger espécies raras e ameaçadas, de conceber reservas naturais e planejar programas de proteção de pequenas populações. Nesse sentido, é muito importante integrar diferentes estratégias de conservação e manejo, incluindo o fortalecimento de unidades de conservação e suas zonas de amortecimento das UCs, implantação de corredores, ações de conservação em áreas privadas e recuperação em áreas prioritárias, garantindo a função, a dinâmica e a evolução dos ecossistemas naturais.